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CURSO DE MARC21: Formato Autoridades - padronização dos pontos de acesso

Objetivo:
Fornecer conhecimentos teóricos e práticos para utilização do formato Autoridades como suporte para informar de forma padronizada os pontos de acesso aos registros bibliográficos; fornecer o instrumental que permita a consulta a Tesauros e Vocabulários nacionais e internacionais, identificando a estrutura de um registro e permitindo a manipulação do mesmo através da catalogação cooperativa; instrumentalizar para o uso correto do Catálogo de Autoridades no Catálogo Bibliográfico.


Público-Alvo

Bibliotecários e alunos de Graduação em Biblioteconomia.

 

Conteúdo Programático

Módulo Introdutório

·         Vocabulários controlados e Tesauros: definições e aplicações

·         Princípios de Indexação

Módulo MARC21

·         Estrutura dos Registros de Autoridade: Campos fixos e variáveis

·         Cabeçalhos tópicos: Pessoa, Entidade, Série, Evento, Título Uniforme, Assunto

·         Subcabeçalhos

·         Remissivas

·         Notas de escopo, notas cruzadas e notas gerais

·         Cabeçalhos de Equivalência

·         Equivalência entre Bibliográfico e Autoridades

Módulo Pergamum

·         Inserindo Autoridades no Bibliográfico

·         Transferências de Autoridades

 

Metodologia

Texto base;

Textos complementares;

Exercícios práticos;

Chat;

Fórum.


 
Instrutora

Ana Glenyr Godoy: Bacharel  em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1995). Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação pela Universidade Feevale (2006). Bacharel em História pela Faculdade Portoalegrense - FAPA (1983). Experiência de 13 anos em bibliotecas universitárias (Unisc, UniRitter, ESPM). Por seis anos atuando diretamente no gerenciamento do Sistema Pergamum como bibliotecário especialista.

 

Carga Horária

40 h/aula


Investimento

Profissional: R$415,00
Estudante: R$360,00

Formas de pagamento

Desconto de 10% para pagamento à vista

Aceitamos Nota de Empenho

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DataEm breve em EAD


 

Cancelamentos:
Cancelamentos por parte do candidato devem ser feitos por escrito em até 5 dias antes da data do curso. Caso o pagamento já tenha sido efetuado, consideram-se as seguintes alternativas:
a) o valor pago poderá ser utilizado integralmente para qualquer outro curso de igual valor, ou como abatimento em curso de maior valor.
b) em caso de desistência por parte do aluno, com solicitação de reembolso, será retido 20% do valor do curso a título de taxas administrativas.
Cancelamentos, adiamentos ou qualquer outra modificação na realização do curso que ocorram por parte da INFORMAR, e que impossibilitem a participação do candidato, a devolução do valor será feita integralmente, no prazo de até 3 dias.